Pular para o conteúdo principal

Os doshas vata, pitta e khapa



Os doshas vata, pitta e khapa

Quando a proporção dos elementos Éter e Ar estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos (fogo, água e terra), dá-se o nome de Vata a este biotipo.



 

As pessoas do biotipo Vata são de estrutura corporal leve e longilínea, metabolismo e fome instáveis e tendem a perder peso com facilidade. Externamente, apresentam pele, mucosas e cabelos secos e sentem bastante frio.

Adaptáveis como o ar e criativos como o éter, as pessoas vata são inspiradoras, possuindo forte veia artística e, devido a sua sensibilidade, tornan-se apreciadores das artes e das práticas espirituais.  São ágeis e tendem a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, tornando-se, muitas vezes, dispersos ou superficiais, sabendo pouco de muita coisa, sem que se aprofundem num mesmo assunto.


Quando desequilibrado pode sofrer de ansiedade e depressão. É muito comum que as pessoas deste dosha relatem insônia, constipação e dores pelo corpo, principalmente na coluna, tendo inclinação para doenças como fibromialgia, doenças neurológicas,  perda de memória, escoliose e rigidez articular. Energeticamente, seus corpos e mentes funcionam em explosões repentinas, por esta razão se cansam facilmente.

Outras características de vata: entusiasmo, vivacidade, excitabilidade e variação repentina no humor, rapidez em adquirir novas informações e em esquecê-las, tendência a preocupação e ao medo, desorientação sensorial, vertigem, confusão e fala incoerente.


Atributos: frio, leve, seco, móvel, áspero e adaptável.


Os subdoshas são funções específicas dos doshas e localizam-se em determinadas partes do corpo, conforme a figura ao lado.


São subdoshas e funções específicas de Vata:



 

Prana Vata – tem funções na região da cabeça, pescoço e peito. O pensamento, a criatividade, aprender novas informações e inalação são exemplos de atividades governadas por Prana Vata.


Udana Vata – tem funções na região da garganta e no peito, na direção oposta às de Prana. EnCantar, espirrar e expiração são exemplos de atividades reguladas por Udana Vata.


Vyana Vata – irradia do coração para todo o corpo através do sistema circulatório. O bater do coração, a transpiração e o sentido do tato são exemplos de Vyana, atividade de Vata.


Samana Vata – opera na área do estômago e rege o fluxo de alimentos através do trato digestivo.


Apana Vata – trabalha na área de cólon e a região pélvic e governa tais funções como a menstruação e a eliminação de resíduos.


O Dosha Pitta

Quando a proporção dos elementos Fogo e Água estão em maior quantidade na constituição de um organismo em relação aos outros elementos (éter, ar e terra), dá-se o nome de Pitta a este biotipo.



 

As pessoas de biotipo Pitta têm estrutura corporal mediana e boa musculatura. Apresentam metabolismo rápido, sede excessiva e muita fome, perdendo e ganhando peso com facilidade. É comum terem olhos brilhantes, perderem cabelo cedo e ter a pele oleosa e com sardas ou manchas. São empreendedores, intolerantes, competitivos. De temperamento intenso, tendem a sentimentos como a raiva e desequilíbrios orgânicos inflamatórios. São questionadores, tendem a argumentar muito e gostam de uma boa discussão possuindo uma inteligência muito aguçada.

Como Pitta vem de fogo, as pessoas desta constituição são quentes, de forte magnetismo pessoal, intensos e apaixonados, não suportando temperaturas muito elevadas, pois já possuem muito calor “interno”. Reagem ao mundo através da visão importando-se muito com a aparência das coisas.


Quando desequilibrado, Pitta desenvolve doenças inflamatórias e ligadas ao calor como gastrite, queimação, psoríase, acne, hepatite e artrite. É muito comum relatarem diarréias freqüentes, odor forte no suor, irritabilidade quando fica muito tempo sem comer e intolerância a alimentos muito gordurosos ou condimentados.


Atributos: quente, leve, penetrante, levemente oleoso e fluido.



 

As funções específicas dos doshas sobre o organismo humano são chamadas de subdoshas e no caso de Pitta estão localizadas conforme a figura ao lado.


São subdoshas de Pitta:


Alochaka Pitta  – governa funções na região dos olhos e da visão.


Bhrajaka Pitta – está localizado na pele e regula processos bioquímicos da mesma. Firmeza e brilho da pele são regulados por Bhrajaka Pitta.


Sadhaka Pitta – reside no coração e no cérebro. Equilíbrio emocional, satisfação, inteligência e memória são exemplos de funções regidas por Sadhaka Pitta.


Pachaka Pitta  – situa-se no duodeno e intestino delgado. A transformação dos alimentos em nutrientes e resíduos através do processo da digestão é governado por Pachaka Pitta.


Ranjaka Pitta  – reside no fígado e no baço e é responsável pela composição do sangue e pela distribuição de nutrientes para as células e tecidos através do sangue.


O Dosha Kapha

Quando a proporção dos elementos Água e Terra estão em maior quantidade na constituição do corpo e da mente de uma pessoa em relação aos outros elementos (éter, ar e fogo), dá-se o nome de Kapha ao biotipo.



 



Kapha pode ser representado pelo peso do barro molhado, matéria pura e forte para todas as estruturas imagináveis. As pessoas de biotipo kapha têm olhar doce, são amorosas, pacientes e por este ar gracioso apresentam-se muito bonitas. Apesar de resistentes, são vagarosas, mas constantes em suas atividades e apreciam muito desfrutar dos prazeres da vida, principalmente os promovidos pelo paladar.

Dos três doshas, é o de constituição mais forte e sólida. Possui um andar leve e macio e personalidade calma e tranqüila. Externamente, apresentam musculatura bem desenvolvida, pele macia, pálida e geralmente oleosa, cabelos, unhas e dentes fortes e grossos e tendem a acumular gordura na barriga, bumbum e coxas. Pegam no sono rapidamente, entrando em sono profundo e prolongado facilmente. De apetite baixo, mas constante, costumam buscar consolo emocional na comida, especialmente nos doces e por esta razão tendem a engordar com facilidade tornando-se preguiçosos e sonolentos.


Quando desequilibrado, tende a desenvolver doenças como obesidade, artério-esclerose, diabetes, edema e excesso de muco nos pulmões.


Atributos: pesado, úmido, frio, denso,  pegajoso, lento, suave e estável.

As funções específicas dos doshas no organismo humano são chamadas de subdoshas. Os subdoshas de Kapha localizam-se em nosso corpo conforme a figura ao lado.



 

São subdoshas e as funções de específicas de Kapha:


Kledaka Kapha – funções na área gástrica. Lubrifica os alimentos ingeridos para tornar mais fácil sua digestão. Esta é sua função principal.


Bodhaka Kapha – está localizado na língua e na garganta e governa o paladar. A lubrificação dos alimentos quando ainda estão na boca, tornando-os mais faceis de engolir é a principal atividade de Bodhaka Kapha.


Avalambaka Kapha – reside no coração, tórax e região lombar. É responsável pela lubrificação do tecido do coração e pulmão para diminuir seu desgaste.


Tarpaka Kapha – está localizado na cabeça, seios e fluido espinhal. Fornece a lubrificação aos nervos e ao tecido cerebral.


Shleshaka Kapha – está localizado nas articulações e proporciona a lubrificação necessária para manutenção, suavidade e flexibilidade das mesmas.


Postagens mais visitadas deste blog

Conjuração dos 4 elementos pdf

Caput mortum, imperet tibi dominus per vivum et devotum serpentem!  Cherub, imperet tibi dominus per Adam Jotchavah!  Aquila errans, imperet tibi dominus per alas tauri.  Serpens, imperet tibi dominus tetragramaton per Angelum et leonem.  Michael, Gabriel, Rafael, Anael, fluat udor per spiritum Elohim.  Maneat terra per Adam Jotchavah.  Fiat firmamentum per iahuvehu-Sabaoth.  Fiat judicium per ignem in virtute Michael.  Anjo dos olhos mortos, obedece ou dissipa-te com esta água santa. (+)  Touro alado, trabalha, ou volta à terra, se não queres que te fira com esta espada.  (+) Águia encadeada, obedece ante este signo (+), o retira-te ante este sopro (+).   Serpente móvel arrasta-te a meus pés ou serás atormentada pelo fogo sagrado e evapora-te com os perfumes que eu queimo.  Que a água volte à água, que o fogo arda, que o ar circule, que a terra caia sobre a terra, pela virtude do pentagrama que é a es...

A Magia das Rosas pdf

A Magia das Rosas - Cura natural para sofrimentos morais e emocionais Magia das rosas pdf Se há crueldades humanas, também é certo que há crueldades espirituais.  As enfermidades morais provenientes de ataques ou calúnias feitas por estudantes espiritualistas são curadas com a magia das rosas. Igualmente, aquelas pessoas que sofrem de um mal originado de alguma dor moral profunda poderão se curar com a Magia Elemental das rosas. Fórmula mágica das rosas: Põe-se três copos de cristal cheios de água pura sobre uma mesa; em cada copo põe-se uma rosa. Serão dispostos em forma de triângulo: um ao norte, um ao oriente e o terceiro ao ocidente. Assista ao vídeo no canal da ABRAGNOSE Cada copo deverá ser abençoado pelo próprio interessado, que tomará três copos diários desta água de rosas na seguinte ordem: o copo do oriente antes do desjejum, o copo do norte antes do almoço e o copo do ocidente antes do jantar. Durante três dias Este tratamento deve...

Cadeia de Irradiar Amor pdf

Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres sejam ditosos. Que todos os seres estejam em paz. 3x   AOM (pronuncia-se alongando as vogais, abrindo a boca em AAAAAA, arredondando em OOOOO e fechada em MMMMMM) 3x  Santo e Bendito seja o Teu Nome Impronunciável, agora que se verificou o sagrado mistério da letra, entretanto prosseguirei para mais ocultos lugares.3x  Que o poder do Cristo nos Ilumine Que o poder do Cristo nos Guie Que o poder do Cristo nos  Proteja.   Assim Seja, Assim Seja, Assim Seja.