Nas escrituras encontramos a expressão negue-se a si mesmo.
O negar-se a si mesmo não significa reprimir um desejo ou um defeito,mas sim suplicar sua eliminação no momento em que surge.
A primeira tarefa cristã ou primeiro fator é condição básica para aqueles que querem ser resgatados. A salvação da alma está intimamente relacionada a eliminação dos defeitos, pois nosso coração será pesado.
Como disse o Cristo: "Orai e vigiai!"
Quando estamos nos auto-observando, quando estamos vigiando a nós mesmos surgem defeitos, reações, fantasias, desejos, medos, e estes defeitos devem ser eliminados no mesmo instante em que surgem.
Esta prática em ciência gnóstica chamamos de morte em marcha. É a súplica pela morte do defeito no momento que ele surge, sem deixar para depois: "Mãe minha elimina-me este defeito!"
Não basta apenas meditar no fim do dia. São necessárias as súplicas diárias a algo superior a nós: nossa Mãe Divina!
Através das súplicas vamos colocando um freio no defeito, vamos tirando o alimento do defeito. É trabalhando com os detalhes dos defeitos, mediante a morte em marcha que iremos lograr êxito no caminho espiritual.
Estas súplicas, estas orações rápidas devem ser feitas a todo instante, a todo momento ou a todo segundo que percebermos um defeito agindo em nós. Por isso a importante de estarmos vigiando mente, coração e sexo, para flagrarmos o defeito, pois sem notar o defeito não há como pedir a morte dele.
Quanta súplicas você já fez hoje?