Pular para o conteúdo principal

A divisão da atenção


Aqueles que tenham estudado nossos ensinamentos gnósticos, se de verdade chegam a interessar-se pela senda dos fios da navalha e pela autorrealização íntima do ser, sentirão o anelo de ver, ouvir, cheirar, tocar e apalpar as grandes realidades dos mundos superiores.

Todo ser humano pode chegar à experiência da realidade. Todo ser humano tem direito às grandes vivências do espírito, a conhecer os reinos e nações das regiões moleculares e eletrônicas.

Todo aspirante tem direito a estudar aos pés do mestre, a entrar pelas portas esplêndidas dos templos de mistérios maiores, a conversar com os brilhantes filhos da aurora do maha-manvantara da criação face a face contudo, tem-se que começar por despertar a consciência.

É impossível estar despertos nos mundos superiores se aqui neste mundo celular, físico, material, o aspirante está dormido.

Quem quiser despertar a consciência nos mundos internos, deve despertar aqui e agora, neste mundo denso.


Se o aspirante não despertou consciência aqui neste mundo físico, muito menos nos mundos superiores.

Quem desperta consciência aqui e agora, desperta em todas partes. Quem desperta consciência aqui neste mundo físico, de fato e por direito próprio, fica desperto nos mundos superiores.

O primeiro que se necessita para despertar consciência é saber que se está dormido.

Isso de compreender que se está dormido é algo muito difícil, porque normalmente todas as gentes estão absolutamente convencidas de que estão despertas. Quando um homem compreende que está dormido, inicia então o processo do auto-despertar.

Estamos dizendo algo que ninguém aceita. Se a qualquer homem intelectual se lhe dissesse que está dormido, podeis estar seguro de que poderia ofender-se. As gentes estão plenamente convencidas de que estão despertas.

As gentes trabalham dormidas, sonhando… Manejam carros dormidas, sonhando… Casam-se dormidas, vivem dormidas, sonhando… E não obstante, estão totalmente convencidas de que estão despertas.

Quem quiser despertar consciência aqui e agora, deve começar por compreender os três fatores subconscientes chamados: identificação, fascinação, sonho.


Todo tipo de identificação produz fascinação e sonho. A gente vai andando por uma rua, de repente se encontra com as turbas que vão protestar por algo ante o palácio do senhor presidente. Se a gente não está em estado de alerta identifica-se com o desfile, mescla-se com as multidões, fascina-se e a seguir vem o sonho, grita, lança pedras, faz coisas que em outras circunstâncias não faria, nem por um milhão de dólares.

Esquecer- se de si mesmo é um erro de incalculáveis consequências. Identificar-se com algo, é o cúmulo da estupidez porque o resultado vem a ser a fascinação e o sonho.

É impossível que alguém possa despertar consciência, esquecendo de si mesmo, identificando-se com algo.

É impossível que um aspirante possa despertar consciência, se se deixa fascinar, se cai no sonho.

O boxeador que está trocando golpes com outro boxeador dorme profundamente, está sonhando, está identificado totalmente com o acontecimento, está fascinado e se chegasse a despertar consciência, olharia em todas direções e fugiria imediatamente do ringue, totalmente envergonhado consigo mesmo e com o honroso público.

Vais viajando em qualquer transporte urbano, dentro da cidade; tens que saltar do veículo em determinada rua. De repente vem à tua mente a lembrança de uma pessoa. Querido, te identificas com dita recordação, vem a fascinação e logo a seguir vem o sonhar desperto…

De repente dás um grito de exclamação: onde estou! ? 

Pipocas !. . . Passei a quadra… Tinha que descer em tal esquina, em tal rua… E logo te dás conta de que tua consciência havia estado ausente. Saltas do veículo e tens que regressar a pé até a esquina onde devias ter descido.

Quem quiser despertar a consciência deve começar por dividir a atenção em três partes: sujeito, objeto, lugar.
 

Sujeito: intima recordação de si mesmo de momento em momento. Não se esquecer de si mesmo ante nenhuma representação, ante nenhum acontecimento.

Objeto: não identificar-se com coisa alguma, com circunstância alguma, observar sem se identificar ,sem se esquecer de si mesmo.


Lugar: perguntar a si mesmo: que lugar é este? -observar o lugar detalhadamente, perguntar a si mesmo : porque estou neste lugar ?

A divisão da atenção em três partes conduzirá os aspirantes até o despertar da consciência.

Querer vivenciar as grandes realidades dos mundos superiores sem haver despertado aqui e agora, é marchar pelo caminho do erro.

O despertar da consciência origina o desenvolvimento do sentido espacial e a experimentação disso que é o real.

 

O Colar de Budha - Samael Aun weor

Postagens mais visitadas deste blog

Conjuração dos 4 elementos pdf

Caput mortum, imperet tibi dominus per vivum et devotum serpentem!  Cherub, imperet tibi dominus per Adam Jotchavah!  Aquila errans, imperet tibi dominus per alas tauri.  Serpens, imperet tibi dominus tetragramaton per Angelum et leonem.  Michael, Gabriel, Rafael, Anael, fluat udor per spiritum Elohim.  Maneat terra per Adam Jotchavah.  Fiat firmamentum per iahuvehu-Sabaoth.  Fiat judicium per ignem in virtute Michael.  Anjo dos olhos mortos, obedece ou dissipa-te com esta água santa. (+)  Touro alado, trabalha, ou volta à terra, se não queres que te fira com esta espada.  (+) Águia encadeada, obedece ante este signo (+), o retira-te ante este sopro (+).   Serpente móvel arrasta-te a meus pés ou serás atormentada pelo fogo sagrado e evapora-te com os perfumes que eu queimo.  Que a água volte à água, que o fogo arda, que o ar circule, que a terra caia sobre a terra, pela virtude do pentagrama que é a estrela matutina e em nome do tetragrama que está escrito no

A Magia das Rosas pdf

A Magia das Rosas - Cura natural para sofrimentos morais e emocionais Magia das rosas pdf Se há crueldades humanas, também é certo que há crueldades espirituais.  As enfermidades morais provenientes de ataques ou calúnias feitas por estudantes espiritualistas são curadas com a magia das rosas. Igualmente, aquelas pessoas que sofrem de um mal originado de alguma dor moral profunda poderão se curar com a Magia Elemental das rosas. Fórmula mágica das rosas: Põe-se três copos de cristal cheios de água pura sobre uma mesa; em cada copo põe-se uma rosa. Serão dispostos em forma de triângulo: um ao norte, um ao oriente e o terceiro ao ocidente. Assista ao vídeo no canal da ABRAGNOSE Cada copo deverá ser abençoado pelo próprio interessado, que tomará três copos diários desta água de rosas na seguinte ordem: o copo do oriente antes do desjejum, o copo do norte antes do almoço e o copo do ocidente antes do jantar. Durante três dias Este tratamento deverá s

Cadeia de Irradiar Amor pdf

Que todos os seres sejam felizes. Que todos os seres sejam ditosos. Que todos os seres estejam em paz. 3x   AOM (pronuncia-se alongando as vogais, abrindo a boca em AAAAAA, arredondando em OOOOO e fechada em MMMMMM) 3x  Santo e Bendito seja o Teu Nome Impronunciável, agora que se verificou o sagrado mistério da letra, entretanto prosseguirei para mais ocultos lugares.3x  Que o poder do Cristo nos Ilumine Que o poder do Cristo nos Guie Que o poder do Cristo nos  Proteja.   Assim Seja, Assim Seja, Assim Seja.